quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EXECUÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - PEDREIRA SERRA DA LAPA -2011/2013

Mais um projeto concluído em Novembro de 2013 - Execução do Plano de Recuperação Ambiental da Serra da Lapa - Extração, Comércio e Agropecuária Ltda, situada, situada na estrada Areias Caxambu Km 14,5 cidade Queluz - SP.
A princípio a execução do plano seguiu o prazo de seis meses, do mês de Junho/2011 à dezembro/2012, quando foram cumpridas todas as exigências da CETESB, para emissão da renovação da licença de operação. Porém o proprietário Sr. Luciano, decidiu ampliar os serviços, como implantação de coleta seletiva, conscientização ambiental e manutenção do plantio realizado. Em dezembro de 2013, resolveu tomar um fôlego financeiro, para depois continuar em breve.
A Pedreira Serra da Lapa como é mais conhecida, possui uma estrutura física, de dar inveja a muitas grandes empresas. (veja foto abaixo)
Porém estava em débito com a CETESB na Recuperação Ambiental. Tínhamos noventa (90) dias para executar os serviços de drenagem e plantio 8.000 mudas nativas em áreas pré determinadas.
Demos inícios aos trabalhos em 20 de Junho de 2011 em duas frentes de trabalho, sendo: Drenagem e Plantio das mudas nativas.
DRENAGEM.
O Projeto de Drenagem previa a construção de um reservatório principal de contenção de sedimentos, com duas bacias auxiliares, caixas de escoamento, taludes, valetas de escoamento e escada para diminuição da velocidade da água pluvial.
Tudo foi realizado de acordo com o projeto com a maior dedicação e atenção possível. (veja fotos abaixo)









O Projeto de drenagem foi concluído em setembro/2011, com os reservatórios funcionando a contento cumprindo com sua função de contenção e os taludes plantados. ( Veja fotos abaixo)


O reflorestamento deve seu início também em 20 de Junho de 2011. Seguindo o Projeto elaborado pela Agra Consultoria.Foram três as áreas destinadas a plantio, como mostramos nas fotos abaixo. O antes e o depois.







Em dezembro de 2013 a área se apresenta totalmente reflorestada, como mostram as fotos abaixo.
















Todas as área determinadas para plantio foram plantadas e todas as mudas cresceram saudáveis e lindas.
Uma Roseira que estava sucumbindo recebeu tratamento e floresceu e uma videira apresentou seus primeiros cachos em uma área separada.


Implantamos ainda a coleta seletiva, coleta de pneus, sucatas, baldes de óleo, e o óleo usado para coleta por empresas de reciclagem. (fotos abaixo)






Todas as Exigências foram cumpridas, a Pedreira Serra da Lapa, funcionando a todo vapor para alegria e satisfação do proprietário. Como Técnico Ambiental e principalmente como profissional da área tenho certeza que cumpri com meu contrato com muito amor, dedicação e vontade.
Quero agradecer Sr. Luciano proprietário da Empresa, bem como a todos os funcionários, que me acolheram de braços abertos e muito me apoiaram nesta empreitada, principalmente o Seu João mecânico.
Fica meu abraço a todos, e sempre ao dispor da Serra da Lapa para o que precisar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário